segunda-feira, 17 de junho de 2013

Como usar cores que desarmonizam com nossa pele

Em textos anteriores expus brevemente a minha relação com a teoria das cores,  aqui relatei a minha experiência com a consultoria de imagem da Karen Lommez, e aqui eu mostrei reações da minha pele às cores de forma que se pode perceber quais cores combinam comigo e quais não harmonizam.Já disse que não é necessário abandonar cores que porventura gostamos mas que não se encontram na nossa paleta. É possível usar essas cores de forma que o conjunto fique bonito, e hoje darei algumas dicas neste sentido.

A primeira dica é evitar um contato direto da cor com o rosto. Você pode optar por usar cores que não valorizam longe do rosto, na parte de baixo do corpo. Ou quando usar uma cor não amiga na blusa quebrar a relação direta como rosto usando uma peça como um cachecol, lenço ou um maxi colar. Outra ideia é quando for usar uma cor mais triste, que desvia a atenção de você, passar um batom numa cor forte para que seu rosto receba novamente atenção. Evidente que respeitando seu estilo, se usar um batom forte não for seu estilo é melhor ser fiel ao que te faz sentir bem.


Eu sei que ficou difícil saber quem é quem, mas a da esquerda é alguém sem vida, e a da direta é a Morte do filme "Sétimo Selo".


Reparem como o batom vermelho retorna a atenção para o meu rosto, e como também o colar quebra a relação direta da pele com o preto. Muito melhor! Ensinei a fazer o colar aqui.

Outra forma de harmonizar a cor que desvaloriza é usar a proporção" 80% cor que valoriza / 20% cor que desvaloriza". Esta indicação será mais aproveitada se for observada a dica anterior das cores que usamos perto do rosto.


Penso que as cores das bijouterias afetam de acordo com seu tamanho. Se a peça for pequena, delicada, irá afetar menos o quadro geral do visual. No entanto, se for por exemplo um maxi colar na cor que te desvaloriza,  pode não ficar bem. Outro dia eu vi um colar lindo, maravilhoso, em ouro velho. Acho ouro velho uma cor chique, me remete à medievalismo. Quando experimentei ficou péssimo, não tinha como aquela peça funcionar em mim. Certamente em peles amareladas ele ficará maravilhoso. Existem pessoas  felizes cuja a pele é neutra o suficiente para que ela fique bem tanto de dourado quanto com prateado. A mesma observação das bijouterias é válida para armação de óculos. Quando alguém olha para você deve ver você, não a armação. Assim como tudo o que foi dito aqui, a harmonia irá variar de pessoa para pessoa.



Existem cores que ficam bem em todo mundo, são uma aposta segura de harmonia. Pode ser interessante adquirir uma peça em uma dessas cores para jogar com aquela peça na cor que não é amiga. São garantia de um visual bonito num momento de dúvida. Segundo este site, essas cores abaixo nestes tons específicos harmonizam com todos os tipos de pele:


As minhas observações aqui são apenas dicas, não constituem de forma alguma regras absolutas. Acredito que numa escala de prioridades em relação à se vestir, se sentir bem está lá no topo!

Beijos!

2 comentários:

  1. Haja vontade de experimentar...sinto me confortavel em testar maquiagem e pessima em experimentar roupas...vou tentar a ideia de harmonizar cores.
    Gostei muito das dicas.
    Valeu mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Maggie, acho que vale a pena a tentativa. Você pode se surpreender!
      Bjo!

      Excluir